A espera numa sala de um consultório médico deu nisto....
Uma revista antiga abandonada numa das mesas de apoio e uma leitura de forma transversal, e onde me demoro? nas receitas..... só podia.
A receita da tarte da dita publicação não era exactamente igual à que hoje partilho, mas muito semelhante. Os provadores oficiais cá de casa gostaram muito e com toda a certeza é uma tarte a repetir.
Ingredientes:
1 placa de massa quebrada
200 g de amêndoa sem pele moída
2 ovos
100 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
3 maças
Compota de alperce q.b.
Amêndoa sem pele laminada q.b.
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre a tarteira com a massa quebrada e pique o fundo com um garfo. Cubra a massa com papel vegetal e encha com feijões. Leve ao forno durante 15 minutos, após este período, retire os feijões e o papel vegetal. Coloque novamente no forno por mais 5 minutos.
Leve ao forno num tabuleiro a amêndoa sem pele e laminada até ficar doiradinha.
Numa taça coloque a manteiga e o açúcar. Bata bem até obter um creme esbranquiçado.
Junte ao preparado anterior os ovos e misture. Adicione a esta mistura a amêndoa pelada e moída e envolva.
Por fim adicione a farinha e o extracto de baunilha e misture. Deite este preparado sobre a massa quebrada depois de esta já ter ido ao forno. Disponha por cima a maça descascada, cortada em quartos e fatiada.
Leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Após este período retire a tarte do forno e desenforme para um prato de servir.
Leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Após este período retire a tarte do forno e desenforme para um prato de servir.
Pincele com a compota que previamente deve levar ao lume numa caçarola para ficar menos espessa e assim ser mais fácil esta operação. Polvilhe com a amêndoa laminada.
Nota: A quantidade de maças depende do tamanho destas, a massa deve ficar toda coberta.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário