Translate

domingo, 23 de agosto de 2015

Doce de Figo

Este doce é um verdadeiro manjar dos deuses, por estes lados é utilizado como sobremesa a acompanhar queijo fresco ou requeijão e também substitui na perfeição as ameixas de Elvas a acompanhar Sericaia.
No meu livrinho de receitas tenho algumas a que eu chamo receitas da saudade e algumas delas encerram em si mesmas uma carga afetiva muito grande e esta é uma delas, porque quem fazia este doce muito bem era a minha avó Quinhas, que passou a receita à minha mãe e eu continuo a tradição na família. Lembro-me de em criança ajudar a minha avó a apanhar os figos das árvores na quinta do meu tio Trajano, e esses eram sempre dias de festa, que culminavam nos dias seguintes com a entrega por parte da minha avó de uns frasquinhos de doce para os lanches.
Experimentem e não se vão arrepender.  


Ingredientes:


1 Kg de figos
500 g de açúcar amarelo
2 paus de canela
1 chávena de água

Preparação:

Lave bem os figos.

Num tacho coloque todos os ingredientes e leve ao lume, que deve ser brando.

Deve-se ir mexendo o doce para não pegar ao tacho, mas esta operação deve ser feita com cuidado, para que o figos não se desfaçam. Demora cerca de 1 hora e 30 minutos a atingir o ponto de estrada.

Para verificar o ponto de estrada, retire um bocadinho de calda, deite num prato e com o cabo de uma colher passe pelo meio da mesma, de modo a abrir uma estrada e se esta não fechar, é porque já atingiu o ponto.

Retire os paus de canela.

Os frascos onde vai guardar o doce devem ser esterilizados, para isso deve ferver os mesmos. Verta  o doce para os frascos logo que pronto. Devem ser fechados de imediato e virados ao contrário. Estes só devem voltar à posição inicial, depois de estarem completamente frios. O objectivo de virar os frascos ao contrário visa criar vácuo dentro dos mesmos, para que assim o doce seja conservado de forma eficaz.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário